10 Curiosidades : Inverno - MariCômio

10 Curiosidades : Inverno

Como uma boa doente... eu não consigo fazer nada... rs.
Nem pensar direito estou pensando já que tenho ficado um pouco dopada com os remédios, aí, viajando pela net, achei um site super bonitinho da Revista Recreio , alguém aqui é da época que a revista foi lançada? Eu sou.
Enfim, o que isso tem a ver com o post de hoje? Achei tão fofo que em homagem ao inverno, que começou a uma semana (20/06) e já me pegou de jeito, eu vou colocar umas curiosidades sobre o inverno que tem lá no site. Minha rinite é meio sazonal, no inverno ela sempre ataca !

Mesmo sabendo de todas a informações, compensa ler, para relembrar e até para ensinar os baixinhos:

Dez coisas legais de saber sobre o inverno pelo mundo

Recorde de temperatura
A menor temperatura já registrada na Terra foi de 89,2 graus Celsius negativos em uma estação de pesquisa na Antártida, em 1983. No Brasil, a temperatura mais baixa aconteceu em junho de 1996, em Urubici, Santa Catarina, quando os termômetros marcaram 17 graus Celsius negativos. Brrrr!


Por que neva?
Quando alcança grandes altitudes, o vapor de água que forma as nuvens passa para o estado sólido, transformando-se em cristais de gelo. Se a temperatura perto do solo for baixa, esses cristais caem em forma de neve quando chove. No Brasil, isso só acontece raramente em algumas áreas da região Sul.
Treme-treme
Nosso organismo tem truques para driblar o frio. Primeiro as células da pele enviam sinais ao sistema nervoso, que faz o corpo tremer para ativar a circulação e aumentar a produção de calor. Depois, cruzamos os braços e encolhemos as pernas e as mãos para nos proteger. Para completar, os pêlos arrepiados formam uma camada de ar perto da pele que ajuda a preservar o calor.
Camadas de gelo
Quando a temperatura da água fica abaixo de zero, lagos e rios congelam. Como o gelo é mais leve fica por cima e os peixes continuam nadando lá embaixo. A água salgada só congela em temperaturas ainda mais baixas. Nos pólos, onde faz muito frio o ano todo, parte da superfície do oceano costuma ficar sempre congelada.
Moda inteligente
As roupas escuras têm maior capacidade de absorver calor. Assim, um casaco preto esquenta mais. Já as cores claras funcionam ao contrário, pois refletem o calor.
É mais frio no alto
O solo e o mar absorvem calor dos raios de sol e transmitem para o ar. Por isso, quanto mais alta uma região, mais fria ela é. É por isso que sempre há neve no alto das grandes montanhas.
Vento gelado
Às vezes, a temperatura nem está tão baixa, mas a gente sente muito frio. Isso não é obra de nenhum fantasma. A culpa é do vento, que faz o corpo perder calor. Isso se chama sensação térmica. Quanto mais rápido o vento, mais gelados ficamos.
Plantas têm frio?
Não, mas em regiões de inverno rigoroso muitas delas ficam com as folhas cobertas de neve. Isso pode até ajudar a proteger alguns vegetais, pois o gelo forma uma fina camada que isola a planta do frio. Porém, o frio e as geadas também são perigosos e podem congelar a seiva, o líquido que circula pela estrutura de todos os vegetais levando nutrientes.
Estações trocadas
Enquanto sentimos frio no Brasil, quem está no hemisfério norte da Terra curte o verão. Isso acontece porque o eixo do planeta é inclinado e em certas épocas do ano um dos hemisférios recebe os raios solares mais diretamente que o outro, o que indica a chegada do verão. Assim, enquanto no sul é verão, no norte é inverno.
Qual dos pólos é mais frio?
O Pólo Sul é o lugar mais frio da Terra e fica no continente mais gelado, a Antártida. A região é alta, com muito gelo e ventos frios. No verão, a temperatura chega a quase 35 graus negativos. No Pólo Norte, a altitude é menor e há correntes marinhas quentes. No verão, os termômetros marcam zero graus Celsius.

You Might Also Like

8 comentários

  1. Bem divertido, gostei! Bjs e melhoras pra você!
    www.viagensebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofinho né Ana ??
      Beijocas e obrigada, já estou melhorando !!

      Excluir
  2. Que legal, não sabia de muita coisa.
    Na cidade onde meus pais moram é muito frio, já nevou lá. rs.

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendi umas coisas novas também !!!
      Nossa que legal!! Onde eles moram ?
      Beijos!

      Excluir
  3. muito bom!
    sempre bom relembrar né!

    Beijos mari
    http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei das curiosidades, algumas não sabia.
    Urubici não é mto longe daqui, por isso aqui na cidade é tão frio no inverno... brrr.

    bjkas querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu não gosto mesmo do frio.
      Acho o Sul lindo, mas não mudaria para lá por causa do frio !!

      Beijocas.

      Excluir
  5. Visite o blog: comunidadereobote.blogspot.com
    muito obrigada! Gostei do blog!
    Um abraço!
    Eu Prefiro o frio do que o calor!
    com certeza!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!!! Comente...